7.9.23

Studiositas e o Legado Rosa-cruz

Padre Paulo Ricardo, depois de iniciar alguns apontamentos no programa “Studiositas”, mantido na plataforma CNP – Christo Nihil Præponere, justamente quando remonta o pensamento de René Descartes, depara-se com uma realidade pouco percebida: a influência do rosacrucianismo.
Rembrandt van Rijn. Um Homem de Armadura.
1. René Descartes, surgindo como tema no programa “Studiositas”, termina revelando uma intrigante inclinação de Padre Paulo Ricardo aos assuntos do paralelo histórico, sobretudo ao perceber que tal filósofo manteve vínculo estreito com uma nomenclatura pouco disseminada, especialmente no âmbito católico, qual seja, rosacrucianismo.

2. Há um conteúdo publicado aqui no blog, desde 10 de abril de 2022, relativo à O Berço Herético dos Rosa-cruzes, sendo uma breve contribuição de um trabalho em constante desenvolvimento. Neste ponto, surpreende Padre Paulo Ricardo também arrodear o assunto, mostrando a ligação do ideal de René Descartes ao pensamento rosacruciano.

3. Verdade seja dita: René Descartes, Isaac Newton (mencionado também naquele programa) e muitas outras personalidades relacionam-se ao rosacrucianismo. Estragada a surpresa, resta saber por que Padre Paulo Ricardo faz imensa questão de abordar tal assunto, mas não apenas ao limite da história, uma vez que tangencia paralelos pouquíssimos conhecidos.

4. Se você se permitiu realizar uma leitura da postagem em destaque, conforme apontado no segundo ponto deste artigo, percebeu uma relação estreita do rosacrucianismo e o interesse do globalismo ou mesmo a famigerada Nova Ordem Mundial, que nos moldes da pretensa solução aos problemas do planeta, deveria a Igreja Católica se adaptar.

5. Padre Paulo Ricardo, talvez com uma ajuda, percebeu que tal movimento rosacruciano originou a própria maçonaria, mas que, diferentemente de Dom Vital, quem já havia denunciado os planos da Alta Venda em 1875 na instrução pastoral A Maçonaria e os Jesuítas, busca tornar evidente o problema anticristão anterior.
6. Nisto que Padre Paulo Ricardo começa a constatar o movimento rosa-cruz, percebe a necessidade dos membros desse movimento de regressarem ao passado em busca de anularem os dogmas da Igreja Católica, remontando no hermetismo uma filosofia perene que ele mesmo uma vez fez questão de anunciar na obra de Antônio Donato Paulo Rosa, vulgo “São Moita” – preocupação particular deste Enquirídio.

7. Porventura, bastaria uma audição dos episódios Filosofia Perene (Lado A) e Filosofia Perene (Lado B) para notar a gravidade da coisa toda e que o Padre Paulo Ricardo, hoje, vê-se no primeiro umbral da antecâmara dos postulantes rosa-cruzes ao segurar uma edição impressa de A Educação Segundo a Filosofia Perene – ironicamente falando, evidentemente.

8. Os rosa-cruzes remontam ao hermetismo justamente para desgarrar a forma de pensar daquilo que expressa a Tradição e o Magistério da Igreja Católica – e a filosofia perene é a balança que nivela a Cidade de Deus (Santo Agostinho) ou Suma Teológica (São Tomás de Aquino) ao Corpus Hermeticum e à A Tábua de Esmeralda (ambos de Hermes Trismegisto).
Porém, mesmo a versão cátara medieval decorre de tempos mais remotos, quando as heresias primárias ainda estavam sendo sanadas nos primeiros concílios da Igreja Católica.
9. Talvez Padre Paulo Ricardo no programa “Studiositas” remonte o rosacrucianismo ao catarismo, como já deve ser de seu entender. Porém, mesmo a versão cátara medieval decorre de tempos mais remotos, quando as heresias primárias ainda estavam sendo sanadas nos primeiros concílios da Igreja Católica – sendo o motivo desse assunto ser tão importante.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Studiositas e o Legado Rosa-cruz. Enquirídio. Maceió, 07 set. 2023. Disponível em https://www.enquiridio.org/2023/09/studiositas-e-o-legado-rosa-cruz.html.

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