23.5.22

Filosofia Perene (Lado A)

Direto ao ponto: quando a filosofia deixa de servir e passa a mandar, virando uma entidade meramente contemplativa aos que possuem tempo suficiente para incorrer em tibieza, torna-se imprestável ao cristianismo, sobretudo diante da Igreja Católica – aliás, transforma-se em inimiga da religião cristã!
A Tomada de Arkoma em 1169. Rei Valdemar e Bispo Absalon
Laurits Tuxen. A Tomada de Arkoma em 1169. Rei Valdemar e Bispo Absalon.
1. Este é o primeiro podcast sobre algumas preocupações relativas à filosofia perene, desde sua aparente origem entre filósofos como Gottfried Leibniz do século XVII até reflexões mais contemporâneas, tendo em vista ainda autores modernos dos cem anos passados como Aldous Huxley, precipuamente.
2. Conforme colocado no podcast, seria muito importante a leitura da postagem Fé e Razão como Rodas de Uma Carroça, além do contato mínimo com obras citadas. Dentre os pontos abordados no áudio, destaca-se um fato do contexto recente que merece toda ponderação possível, especialmente dentro do catolicismo.

3. Quando se fala em contexto recente, imagine os séculos XIX, XX e atual, donde o progresso dos conflitos foram deslocados ao campo das ideias, embora sua versão primária já pudesse ser notada antes mesmo de Jesus Cristo, desdobrando-se mais precisamente, quando foi detectada no ocidente, depois dos anos mil.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Filosofia Perene (Lado A). Enquirídio. Maceió, 23 mai. 2022. Disponível em https://www.enquiridio.org/2022/05/filosofia-perene-lado-a.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo