29.9.25

Padre Paulo Ricardo, Oss!

O que é admirável em Padre Paulo Ricardo não é seu conhecimento. Não! Por maior que seja sua bagagem literária, teológica, filosófica, não é por isso que ele atrai admirações, mas por apresentar, arriscando-se em um país já ideologizado, as verdades católicas acessivelmente — por isso, Oss! Você entenderá no final.
Imagem por I.A. Padre Paulo Ricardo.
1. Acessível, pois tais assuntos são demasiadamente profundos, muitas vezes densos, e o Padre Paulo Ricardo consegue não apenas resumir questões assim em um só curso ou mesmo em um vídeo único, mas sim mostrar como cada ponto na linha ou fora dela se comporta, como se toda realidade fosse um gráfico de fácil explicação.

2. Por exemplo, que relação tem Concílio de Nicéia com Papa Leão XIV e a Nova Ordem Mundial? Isto é prato cheio para todo conspiracionista de plantão! Porém, existe sim uma conexão entre essas questões, ao menos há mil e quinhentos anos de distância temporal, como ele bem deixa claro na aula, cujo link segue abaixo:
3. Além de expor mentalidades como as de Karl Rahner (1904-1984) e Roger Haight, mostra como governos podem utilizar essas concepções para modelar uma sociedade cujo deus é o somatório das abdicações que cada uma faz para beneficiar a totalidade de um sistema religioso unificado, mas sem verdade, sobretudo Jesus Cristo.

4. E o Padre Paulo Ricardo, percebendo o significado do primado de Cristo, assim reafirmado pelo Papa Leão XIV, busca mostrar aos alunos o que é que isto de fato significa: que não haverá outra razão que não repouse na verdade, integralmente personificada em Jesus, mas não como um mero símbolo.

5. Rahner e Haight, dentre tantos (há de se espantar que todos são jesuítas), propõe que Jesus Cristo não passe de um símbolo, atingível por tantas outras religiões, embora passíveis de manipulação, como que para equalizar tudo isso numa coisa estéril, porém, ajustável às medidas do momento — banindo Deus da própria criação!

6. É a ousadia do demônio, que não há outro modo de tratar disto! Ou se entende de vez que os globalistas tratam a Igreja de Cristo como sendo mais outra propriedade, passível de aquisição ou destruição, como há no mercado de um modo geral, ou pode se preparar para seguir o curso de Judas, traindo a Nosso Senhor.

7. Padre Paulo Ricardo, sempre busca mostrar a realidade católica: “Christo Nihil Praeponere” ou “A nada dar mais valor do que a Cristo”. Mas o que é valorizar o caminho, a verdade e a vida flertando com pensamentos globalistas? Ou, de outro modo, como fazer isso longe da Santa Igreja, abandonando a comunhão com o Santo Padre?

8. Diga-se de passagem, embora o editor deste Enquirídio seja aluno de Padre Paulo Ricardo, discorde em pontos específicos da historicidade filosófica, por exemplo, mas como já disse em outra oportunidade, raramente faz isso, pois geralmente retorna ao ponto de discordância para admitir que aquele sacerdote estava com a razão.

9. Assim sendo, poder contar com um tão dedicado sacerdote da Igreja Católica nos tempos atuais é realmente um privilégio, ainda mais tendo o poder de obter suas lições em qualquer parte do mundo através das mídias sociais ou da plataforma onde estão seus cursos. Louvado seja Deus por seu apostolado.

10. Post scriptum: para quem achou o título deste artigo estranho, “Oss” é a saudação utilizada por karatecas. Como Padre Paulo Ricardo obteve sua graduação em 2024, sendo, portanto, faixa preta de Shōtōkan Karate-Dō (松涛館空手道), parece oportuno explicar o verdadeiro sentido deste cumprimento:
Oss! É a nossa saudação. É uma palavra que contém o esforço do treino e as qualidades de perseverança, paciência, tolerância, cortesia e respeito que se ganham e aprimoram com o treino. Aprendemos o significado de Oss através do aperfeiçoamento do espírito e não de explicações ou palavras. Oss se ouve com o coração. Não é preciso ser um iluminado, um campeão ou um sobre-humano para viver o Oss. Basta uma vida simples, sem exibicionismo, em que não se precisa provar nada a ninguém. Para se chegar neste vazio são necessários muito esforço e muita energia. O esforço não é só físico, a energia não é apenas muscular. É na integração com as forças do universo que o Karate ganha a correta dimensão de arte e filosofia. O espírito ganha plenitude, equilíbrio e harmonia. Vencer a si mesmo é o fundamento do Oss! — Sensei Taketo Okuda (1943-2022), fundador da Butoku-Kan, aluno direto do Sensei Masatoshi Nakayama (1913-1987), que por sua vez foi aluno direto de O-Sensei Gichin Funakoshi (1868-1957), fundador do Shōtōkan Karate-Dō.
11. Como quem edita este blog também foi graduado (2009) por um dos alunos diretos do Sensei Okuda, Sensei Francisco Araújo (Chicão), reserva-se ao direito de mostrar um saber que segue em vias de extinção: “Oss é o Caminho do Shinobu. Shinobu é a sabedoria do Atearu, Kangaeru e Taeru. Shinobu é a bondade do Yurussu e Sukuu”.

12. Há aqueles que observam as artes marciais como mero meio para agressão ou vaidade — o que é lamentável. Para quem pratica o Shōtōkan Karate-Dō, precisa sempre lembrar: Karate ni Sente Nashi (空手に先手なし). “No Karate, Inexiste o Primeiro Ataque”, não tem atitude ofensiva. Isto está grifado na lápide de O-Sensei Funakoshi. Oss!
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Padre Paulo Ricardo, Oss! Enquirídio. Maceió, 29 set. 2025. Disponível em https://www.enquiridio.org/2025/09/padre-paulo-ricardo-oss.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo