9.1.22

Isolamento Católico

Não raro são encontrados católicos que desejam uma igreja isolada, particularizada, totalmente personalizada. Conseguiriam, verdade, separar os problemas mundanos, gerando uma espécie de santidade sintética, uma vez que gerariam o afastamento total daquilo que foi determinado por Nosso Senhor.
Os Trapaceiros
Caravaggio. Os Trapaceiros.
1. Dividir e conquistar, uma das máximas da estratégia, mas não consta na tradição católica, muito menos na Bíblia ou catecismo. Sequer seria uma orientação válida! Diriam uns que corresponde a separar o joio do trigo, embora o mandamento seja claro: “não julgueis, e não sereis julgados.” (Mt 7, 1).
2. Mesmo que conste no sétimo capítulo do livro de São Mateus uma verdadeira saraivada de advertências para coibir o julgamento, muitos insistem em antecipar o juízo de Deus em benefício de convicções pessoais, evitando lavar os pés de pessoas indesejadas, mesmo sabendo que Nosso Senhor deixou esse exemplo antes de cumprir as profecias.
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.
3. Então, quais motivos restam aos católicos para segregarem? Adianta exaltar o Concílio de Treno para coibir os cismáticos de outrora, porém, ao mesmo tempo, protestando em prejuízo da fé católica? “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.” (Mt 7, 5).
ROCHA, Pedro. Isolamento Católico. Enquirídio. Maceió, 09 jan. 2022. Disponível em: https://www.enquiridio.org/2022/01/isolamento-catolico.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo