26.2.22

Sociedades Secretas: Fragmento B

Iniciou-se através do Fragmento A colocações sobre ordens iniciáticas no único intuito de explicar o motivo pelo qual nada pode ser apreendido delas sem ter estado nelas. Nesta postagem um paralelo operacional será apresentado para mostrar que mesmo nas igrejas podem existir sociedades secretas.
O Segredo
Edmund Leighton. O Segredo.
1. Mesmo poder sectário das sociedades secretas pode ser visto em prática nas igrejas de diversas maneiras. Tratar desse assunto é delicado, mas não parece prudente deixar de abordá-lo, sobretudo para alertar as práticas que acabam criando verdadeiras ordens iniciáticas no catolicismo.

2. Todo católico sabe que não existe uma interpretação ideológica sobre o Evangelho; somente a Santa Igreja possui o poder sobre a tradição e Sagradas Escrituras, lembrando que essa autoridade é concedida por Nosso Senhor. Assim sendo, como falar das pastorais que subvertem o teor da fé em proveitos particulares?

3. Embora as pastorais possam cumprir missões terrenas digníssimas, algumas criam tendências contrárias ao catolicismo. Seriam a maioria? Evidentemente que não. Porém, aquelas existentes precisam ser apontadas. Caso contrário, continuarão existindo divisões paramaçônicas nas igrejas do mundo inteiro, especialmente no Brasil.

4. Retomando a questão de certas incompatibilidades entre pastorais e a Santa Igreja, basta lembrar que algumas, direcionadas à juventude, público mais vulnerável pela pouca experiência de vida, aliciam adolescentes através de ideologias marxistas, causando uma desestruturação das igrejas a partir de dentro.

5. Além disso, também existem pastorais que buscam burlar o dogma através da alienação sacerdotal, quando passa a servir não aos membros da igreja, mas aos grupos fechados, donde as ações passam relativizar o todo para apoiar as necessidades desvirtuadas de pessoas com “autoridade pastoral” – originando subserviências ilegítimas.
Existe no homem uma terrível vontade
de adotar símbolos e crescer na hierarquia terrena
ao passo que diminui na missão para vida eterna.
6. Quando as propostas pastorais destoam do Catecismo da Igreja Católica é gerada a divisão no catolicismo. Isto para citar o documento de melhor amplitude, disponível, recomendado e praticado. Mas não adianta. Existe no homem uma terrível vontade de adotar símbolos e crescer na hierarquia terrena ao passo que diminui na missão para vida eterna.

7. Esta coisa mesquinha, obscura e sectária cresce naqueles que anseiam por domínios, influências, reconhecimentos. Fenômeno que fecha portas aos que neste tempo querem ser convertidos, mas não conseguem entender os homens que velam as igrejas, substituindo o magistério soberano de Nosso Senhor por crenças esvaziadas e mundanas.

8. Se existem problemas segregacionistas nas igrejas, sobretudo no Brasil, certamente não são exclusivamente maçônicos ou correlatos; são até mesmo cristãos, mas não uma cristandade catolicamente praticada. Talvez invenções, evitando promover condenações precipitadas, exceto na questão do modelo marxista, defensor de teologia natimorta.

9. Portanto, não são aquelas pastorais com verdadeiras atribuições, totalmente compatibilizadas na fé, alvo desse alerta. Observe: trata-se de núcleos que visivelmente praticam a segregação, pouco importando se cumprem as recomendações das conferências episcopais ou mesmo o dogma da Santa Igreja – sociedades sectárias, melhor dizendo.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Sociedades Secretas: Fragmento B. Enquirídio. Maceió, 26 fev. 2022. Disponível em https://www.enquiridio.org/2022/02/sociedades-secretas-fragmento-b.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo