6.2.22

Lendo o Catecismo da Igreja Católica

Aquele que não tem dúvidas apenas revela desinteresse, sendo certo ou irônico a inexistência de pessoas com tal característica no catolicismo, sobretudo hodiernamente, embora precisem intensificar a utilização da doutrina aprovada e promulgada em Carta Apostólica por São João Paulo II enquanto Sumo Pontífice.
Leitora Pensativa
Franz Dvorak. Leitora Pensativa.
1. Contendo 937 páginas e estrutura de calhamaço, quantos não desistiram de apreciar o Catecismo da Igreja Católica por uma aparente e enganadora incapacidade literária ao se depararem com tal volume? Lê-lo deixará de parecer uma tarefa difícil se alguns métodos de leitura, propostos nesta postagem, forem adotados.

2. Antes de explicar os métodos, considere as seguintes informações: a) embora o Catecismo da Igreja Católica contenha 937 páginas, cerca de 203 páginas são acessórias (como os índices), totalizando no final das contas aproximadamente 734 páginas a depender da edição; b) dentro destas 734 páginas existem resumos que juntos podem representar uma minimização da extensão paginada; c) algumas notas de rodapé acabam tomando uma parte considerável da página, reduzindo a região total do texto; d) na versão de 16 x 23 cm da Edições Loyola as letras são grandes, fazendo com que menos conteúdo esteja inserido por página, embora mantenha um padrão de 30 ou 32 linhas por lauda (lado da folha).
Agora reflita: como é que o católico lê as fantasias mencionadas e esquece de conhecer a realidade de Nosso Senhor da maneira mais didática do mundo e verdadeiramente inspirada, donde um santo e o teólogo mais conceituado do século XXI estiveram juntos na liderança desse divino empreendimento?
3. Fazendo um paralelo, Padre Paulo Ricardo num dos cursos da plataforma Christo Nihil Præponere – CNP, aborda a leitura de O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien, cujo livro único (compilação das três obras) soma 1376 páginas na edição de 2021 da editora HarperCollins. Recentemente, também vem aquele sacerdote comentando sobre As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis, donde a brochura conta com exatas 752 páginas, conforme a segunda tiragem da WMF Martins Fontes de 2009. Agora reflita: como é que o católico lê as fantasias mencionadas e esquece de conhecer a realidade de Nosso Senhor da maneira mais didática do mundo e verdadeiramente inspirada, donde um santo e o teólogo mais conceituado do século XXI estiveram juntos na liderança desse divino empreendimento? Favor não achar que aquele “católico” referido anteriormente é o padre que tem ajudado na conversão do Brasil. Certamente sua maneira de relacionar boas referências, mesmo fantasiosas, embora de autores cristãos (católico e anglicano, respectivamente), condiga com uma necessidade de situar uma parte do público, incluindo não batizados, sobre as virtudes e diferenças patentes entre o bem e o mal, necessárias numa sociedade tão impactada pelo relativismo.

4. Agora que não existem mais desculpas para desbravar a Terra Média ou conhecer Aslam ao alegar receio de calhamaços, também não haverá em iniciar ou concluir o Catecismo da Igreja Católica, principalmente depois de entender os principais métodos de leitura que poderão ser utilizados em qualquer outro volume.
Faça isso anotando em apartado, talvez numa caderneta ou mesmo papel avulso – crie uma cultura de respeito ao livro, passível de empréstimo a outra pessoa que não disponha de condições para adquirir um exemplar.
5. Primeiro método consiste em apreciar o Catecismo da Igreja Católica isento de anseios, sendo indicado para quem recebeu ou receberá o Sacramento do Batismo ou Crisma e compreende o mínimo da Santa Igreja, embora possua vínculo de fé – e isto é normal e comum. Recomendação que percebe o momento de assimilação da doutrina com dedicação esmerada, sobretudo pelo chamado que recebeu de Nosso Senhor. Assim sendo, inicie lendo tão somente a Carta Apostólica Laetamur Magnopere e a Constituição Apostólica Fidei Depositum. Marque os aspectos mais interessantes que encontrou ou mesmo trechos que possam representar alguma dúvida. Faça isso anotando em apartado, talvez numa caderneta ou mesmo papel avulso – crie uma cultura de respeito ao livro, passível de empréstimo a outra pessoa que não disponha de condições para adquirir um exemplar.

6. Ainda sobre o primeiro método, repare que existem quatro partes no Catecismo da Igreja Católica. Importa ler respeitando a sequência colocada. Depois da leitura inicial, sobram 722 páginas, separadas em quatro partes. Foque apenas na primeira destas, qual seja, “A Profissão da Fé”, totalizando 276 páginas, sendo a maior parte deste volume. Proponha um ritmo de leitura confortável: talvez a mesma quantidade de páginas se acumulando a Carta Apostólica Laetamur Magnopere e a Constituição Apostólica Fidei Depositum, aproximadamente dez páginas. Concluir esta etapa lendo dez páginas diariamente, durante um espaço de tempo entre 20 e 40 minutos (dependendo de quem lê), demanda cerca de 28 dias – certamente um período bem cômodo. Isto pode variar, uma vez que uma recomendação precisa ser observada: aprecie os resumos anteriores antes de prosseguir, pois irão servir como fixadores de conteúdo. Lembre-se de anotar todas as dúvidas ou trechos interessantes para aprofundar a pesquisa, sendo recomendado o auxílio do catequista.

7. Continuando, agora basta manter o ritmo adotado realizando o restante da leitura. Na segunda parte, “A Celebração do Mistério Cristão”, existem 165 páginas, donde lendo dez páginas diariamente, somente 17 dias serão necessários para concluir esta etapa. Quase a mesma coisa se repete na terceira parte, “A Vida em Cristo”, somando 194 páginas distribuídas em aproximadamente 20 dias com dez páginas diárias. Já na quarta parte, “A Oração Cristã”, sobram apenas 80 páginas, embora importantíssimas, podem ser encerradas em apenas oito dias mantendo dez páginas por dia. Ao final, todo o Catecismo da Igreja Católica será lido em cerca de 82 dias, quase três meses – tempo suficiente!

8. Outro método é destinado aos leitores ávidos, aqueles que leram O Senhor dos Anéis e/ou As Crônicas de Nárnia. Consiste em encerrar a leitura do Catecismo da Igreja Católica sem contemplar inicialmente a Carta Apostólica Laetamur Magnopere, Constituição Apostólica Fidei Depositum e resumos, concentrando-se em concluir as quatro partes adotando um ritmo de 50 páginas diariamente, no máximo 200 minutos diários, divididos da seguinte maneira: 30 minutos pela manhã; 1 hora pela tarde; 2 horas pela noite. Menos de 700 páginas que acabarão em apenas 14 dias, mantendo as anotações de dúvidas e pontos de interesse. Porém, dentro de 28 dias esta experiência será enormemente melhorada, gerando mais consistência na percepção dos textos através de 100 minutos diários, sendo: 15 minutos pela manhã; 30 minutos pela tarde; 55 minutos pela noite.

9. Depois de realizada a leitura do Catecismo da Igreja Católica, considere reler sempre que possível as anotações. Também tenha por perto o Compêndio relativo no intuito de lê-lo em proveito de reforçar o conhecimento já obtido no volume extenso. Conforme dito, leve as dúvidas ao catequista, ao pároco ou mesmo ao bispo se houver oportunidade. Depois de passar por tal experiência, certamente muitas dúvidas darão espaço para certezas, permitindo uma contribuição mais concreta ao ministério dos leigos, incentivados ao protagonismo na Santa Igreja, segundo palavras do próprio Cardeal Orani João Tempesta. Para isso, experimente o método que propõe aqueles três meses de contato com aqueles textos, permitindo recair sobre si as obrigações do apostolado do laicato, consoante reafirmação do Concílio Vaticano II.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Lendo o Catecismo da Igreja Católica. Enquirídio. Maceió, 06 fev. 2022. Disponível em https://www.enquiridio.org/2022/02/metodos-de-leitura-ao-catecismo-da.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo