![]() |
Robert Dighton. O Primeiro Dia de Aula — ou, O Diabo Entre os Advogados. |
3. Talvez o diálogo com São Filipe bastasse, quando Nosso Senhor, suplicado por ele no que diz “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”, responde “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste, Filipe! Aquele que me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai...” (Jo 14, 8s). Contudo, ainda assim é insuficiente.
4. Ela bem pode dizer que disto Jesus Cristo falou “Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim?” (Jo 14, 10), que não é igual a falar “Eu sou o Pai”, ainda assim gerando escândalo sobre questões de tradução do grego às outras línguas, apesar de já superadas há séculos. Verdade é que Nosso Senhor não é o Pai, nem é o Espírito Santo.
5. Se Patrícia Alves lesse ao menos os versículos onze e o vinte e um do capítulo dezessete do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João, ainda que isoladamente, repararia que Ele diz, rogando, “a fim de que sejam um como nós” e “para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste”.
6. Santo Agostinho no Catena Áurea, acerca de Jo 17, 11, explica: “assim como o Pai e o Filho são um não apenas pela igualdade de substância, mas também pela vontade, do mesmo modo aqueles de quem Cristo é o mediador com Deus sejam um não apenas por serem da mesma natureza, mas também pela união no mesmo amor”.
7. Ainda Santo Agostinho no Catena Áurea, relativo a Jo 17, 21, “O Pai está no Filho de maneira que são ambos um, porque compartilham ambos de uma só substância; já nós podemos, é verdade, ser um neles, mas não podemos ser um com eles, porque não compartilhamos com eles da mesma substância” — o que é simples de entender.
8. E a má fé está ao ocultar a verdade para atacar a Igreja de Cristo, Jesus, Nosso Senhor, quando ela diz “Não esqueça: o caminho não é Roma; o caminho é Jerusalém — sai de Roma”. Contudo, talvez isso tudo, como dito, seja apenas indício da inaptidão cognitiva. Mas que bom ter uma Santa Igreja, cujo Magistério é infalível há dois mil anos.
Infelizmente, Patrícia Alvez insiste em seguir heresias antigas, tendo Jesus Cristo apenas por rabino da Torá, menor que Caifás, ou um profeta no Corão, como Maomé.9. Estas passagens (Jo 17, 11; 21) estão quase iguais pelas traduções do Novo Testamento do Padre Matos Soares (católica) e a Almeida Revisada e Atualizada (protestante). Infelizmente, Patrícia Alvez insiste em seguir heresias antigas, tendo Jesus Cristo apenas por rabino da Torá, menor que Caifás, ou um profeta no Corão, como Maomé. Para referenciar esta postagem: ROCHA, Pedro. Jesus Menor que Caifás e Igual a Maomé. Enquirídio. Maceió, 14 Mar. 2025. Disponível em https://www.enquiridio.org/2025/03/jesus-menor-que-caifas-e-igual-maome.html.
Postar um comentário