Caravaggio. A Incredulidade de São Tomé. |
2. O que é certo é imutável e impositivo, ou seja, impõe-se contra a menor ou maior vontade que possa haver. Em um mundo propositivo, donde alguém adapta seu objeto de oferta para que seja aceito, pouco importa a imutabilidade, uma vez que, ignorando-a, interessa mesmo a adesão das massas àquilo que uma pessoa ou organização queira realizar.
3. Dessa forma, retornando ao artigo A Tênue Linha Entre o Pecado e a Salvação, relativa a Declaração Fiducia supplicans, que não parece ser ambígua como dizem, mas tão certa que inova em matéria de bênçãos, observe na sequência a Responsum ad dubium publicada pelo Dicastério para Doutrina da Fé enquanto Dom Luiz Ladaria era seu prefeito.
- Declaração Fiducia supplicans (Vaticano).
- Responsum ad dubium (Vaticano).
5. Os homens bem devem se adaptar aos desígnios divinos apesar de terem tapeado a gravidade com aparelhos voadores – e o que não poderia jamais ocorrer é o efeito deste servir para aquele, uma vez que todos os seres humanos só podem tirar os pés do chão em duas possibilidades: pela vontade de Deus ou na criação de artifícios.
6. Assim é que a inovação das bênçãos aos relacionamentos homoafetivos, como é o avião, consiste em artifício, donde, neste ponto, questionar-se-ia se estaria a certeza se adaptando àquilo que foi criado para tapear? Certamente a Fiducia supplicans mostrou qualquer reflexão piedosa, embora os termos imutáveis e impositivos se observem na Responsum ad dubium.
7. Consiste em artifício verificável por seu próprio efeito prático e imediato: por ser propositiva, parte do clero optou por rejeitá-la sem embargo de punição canônica. Em decorrência disto, logo se verifica também o caráter mutável da Fiducia supplicans e a razão única de poder abranger certezas, mas que por conter uma adaptação, decai do certo ao duvidoso.
Se um documento da Santa Sé se torna dúbio,8. Como dito logo no início, inexistem certezas adaptáveis: as coisas que são adaptadas ao certo – cabendo ao homem se adaptar a Deus! Por fim, se um documento da Santa Sé se torna dúbio, volte-se ao tempo da certeza, nem que para isto seja necessário regressar aos primórdios da fé, mas sem abandonar a Igreja Católica, como fazem os cismáticos.
volte-se ao tempo da certeza, nem que para isso seja necessário regressar aos primórdios da fé.
9. Cismar, para além do significado permanente, revela o caráter humano findado na própria concepção de fé em contraposição à virtude teologal, que não padece no homem do momento e circunstância, uma vez que ela vem de Deus, emanada por Ele in saecula saeculorum. Ao invés disso, reze pelo Papa Francisco e Dom Fernández — assim como para todo clero. Para referenciar esta postagem: ROCHA, Pedro. Regressar aos Primórdios da Fé? Enquirídio. Maceió, 03 jan. 2024. Disponível em https://www.enquiridio.org/2024/01/regressar-aos-primordios-da-fe.html.
Postar um comentário