3.1.24

Regressar aos Primórdios da Fé?

Se mais vale algo que passou ou as coisas do presente, diz-se: valerá sempre aquilo que for correto, independentemente do tempo e espaço no qual se encontre. Somente a certeza possui a capacidade de transcender os limites temporais, sendo um legado atemporal que independe de momento e circunstância.
Caravaggio. A Incredulidade de São Tomé.
1. Inexistem certezas adaptáveis: as coisas que são adaptadas ao certo! Acaso seria viável relativizar a gravidade para permitir ao homem flutuar até o céu? Não à toa, diante este limite intransponível pela própria natureza humana, criaram aparelhos voadores, capazes de tapear as condições físicas ao compensarem em velocidade e aerodinâmica.

2. O que é certo é imutável e impositivo, ou seja, impõe-se contra a menor ou maior vontade que possa haver. Em um mundo propositivo, donde alguém adapta seu objeto de oferta para que seja aceito, pouco importa a imutabilidade, uma vez que, ignorando-a, interessa mesmo a adesão das massas àquilo que uma pessoa ou organização queira realizar.

3. Dessa forma, retornando ao artigo A Tênue Linha Entre o Pecado e a Salvação, relativa a Declaração Fiducia supplicans, que não parece ser ambígua como dizem, mas tão certa que inova em matéria de bênçãos, observe na sequência a Responsum ad dubium publicada pelo Dicastério para Doutrina da Fé enquanto Dom Luiz Ladaria era seu prefeito.
4. Relativamente aos relacionamentos homoafetivos, destaca-se: “A presença, em tais relações, de elementos positivos, que em si são dignos de ser apreciados e valorizados, não é, porém, capaz de torná-las honestas e, assim, um destinatário legítimo da bênção eclesial, pois tais elementos se encontram a serviço de uma união não voltada ao desígnio de Deus”.

5. Os homens bem devem se adaptar aos desígnios divinos apesar de terem tapeado a gravidade com aparelhos voadores – e o que não poderia jamais ocorrer é o efeito deste servir para aquele, uma vez que todos os seres humanos só podem tirar os pés do chão em duas possibilidades: pela vontade de Deus ou na criação de artifícios.

6. Assim é que a inovação das bênçãos aos relacionamentos homoafetivos, como é o avião, consiste em artifício, donde, neste ponto, questionar-se-ia se estaria a certeza se adaptando àquilo que foi criado para tapear? Certamente a Fiducia supplicans mostrou qualquer reflexão piedosa, embora os termos imutáveis e impositivos se observem na Responsum ad dubium.

7. Consiste em artifício verificável por seu próprio efeito prático e imediato: por ser propositiva, parte do clero optou por rejeitá-la sem embargo de punição canônica. Em decorrência disto, logo se verifica também o caráter mutável da Fiducia supplicans e a razão única de poder abranger certezas, mas que por conter uma adaptação, decai do certo ao duvidoso.
Se um documento da Santa Sé se torna dúbio,
volte-se ao tempo da certeza, nem que para isso seja necessário regressar aos primórdios da fé.
8. Como dito logo no início, inexistem certezas adaptáveis: as coisas que são adaptadas ao certo – cabendo ao homem se adaptar a Deus! Por fim, se um documento da Santa Sé se torna dúbio, volte-se ao tempo da certeza, nem que para isto seja necessário regressar aos primórdios da fé, mas sem abandonar a Igreja Católica, como fazem os cismáticos.

9. Cismar, para além do significado permanente, revela o caráter humano findado na própria concepção de fé em contraposição à virtude teologal, que não padece no homem do momento e circunstância, uma vez que ela vem de Deus, emanada por Ele in saecula saeculorum. Ao invés disso, reze pelo Papa Francisco e Dom Fernández — assim como para todo clero.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Regressar aos Primórdios da Fé? Enquirídio. Maceió, 03 jan. 2024. Disponível em https://www.enquiridio.org/2024/01/regressar-aos-primordios-da-fe.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo