Autor Desconhecido. Santa Catarina Labouré aos pés da Virgem. |
2. Um importante sacramental é a Medalha Milagrosa, revelada à Santa Catarina Labouré por Nossa Senhora, que ordenou a cunhagem de um exemplar durante sua aparição em 27 de novembro de 1830, donde no verso se vê no alto a cruz, em cima da inicial do nome Maria, sobre um coração coroado com espinhos ao lado de um varado por uma lança. As Aparições e a Medalha (Capela de Nodre-Dame da Medalha Milagrosa).
3. Foram postas estrelas em volta, no verso do exemplar ordenado por Nossa Senhora, que significam os doze apóstolos, donde no molde do ourives Adrien Vachette (1573-1839), configurou-se de maneira simétrica, ou seja: seis de cada lado. Acontece que uma Medalha Milagrosa tem intrigado parte do clero e leigos, uma vez que dispõe de modelo diverso.
4. Seria falsa, supostamente, haja vista aquelas doze estrelas não estarem divididas de maneira simétrica, mas em uma composição equivalente à disposição dos números em um relógio. Justificam falsidade por conta das hastes verticais da inicial do nome de Maria terem inclinações ou curvaturas e a base da cruz atravessá-las sem uma ordem certa.
5. Além disso, dizem que podem ter inscrições maçônicas ou as estrelas terem, ao invés de cinco pontas, seis ou mais. No intuito de dirimir esta questão, restou visitar a Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse, onde duas versões da Medalha Milagrosa podem ser vistas, conforme os registros fotográficos dispostos na sequência:
Escultura acima do portal da Capela de Notre-Dame da Medalha Milagrosa com Santa Catarina Labouré aos pés da Virgem. |
Frente e verso da Medalha Milagrosa ladeando a escultura. |
Ênfase no verso da Medalha Milagrosa na lateral direita para quem vê em direção ao acesso da capela. |
Versão de Vachette em um painel do corredor de acesso da Capela de Notre-Dame da Medalha Milagrosa. |
7. Também é obrigado haver na frente as inscrições “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”, independentemente do idioma usado, incluindo a datação 1830. Nossa Senhora está sempre em cima de um globo, pisando a cabeça da serpente, embora algumas cunhagens não possuam tamanho nível detalhamento.
Há algo de satânico nisto tudo? Evidentemente que não!10. Diversas cunhagens mostram um verso da Medalha Milagrosa com estrelas de cinco pontas, apesar do exemplo mostrar umas com seis. Há algo de satânico nisto tudo? Evidentemente que não! Mas também não interessa as estilizações em elementos já difundidos no mundo inteiro, como são estas versões aqui expostas.
11. Há Medalhas Milagrosas que não possuem estrelas ao redor no verso, mas tão somente a inicial de Maria, os corações com espinhos (esquerda) e espada (direita), porém, outras dispõe a letra “M” para fora daquilo que foi ordenado ou mesmo não apresentam a imagem de Nossa Senhora na frente com aquelas inscrições.
Postar um comentário