8.12.23

As Portas do Inferno

Interpretações diferenciadas buscam explanar a promessa constante no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, qual seja: “E Eu te digo que tu és Pedro, e sobra esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16, 18). Contudo, acabam errando, como será visto.
AM FineArtPrints. Às Portas do Inferno.
1. Erram ao olvidar a Santa Igreja naquilo que ensina, sobretudo ao desconhecerem ou se esquivarem das razões dos santos enquanto próprios da Tradição e contribuintes do Magistério. Afinal de contas, quando Nosso Senhor afirma “[...] e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16, 18), o que é que Ele realmente deixou prometido?

2. Em glosa posta no volume um do Catena Áurea, referente ao Evangelho segundo São Mateus, São Tomás de Aquino, resumindo os ensinamentos preliminares de São Hilário de Poitiers, relativos ao capítulo e o versículo apontados, conclui nas palavras deste santo que tais portas do inferno “não a separarão de minha caridade e da fé em Mim”.

3. Enquanto São Jerónimo infere por “portas do inferno” os pecados e vícios, incluindo as doutrinas heréticas que seduzem os homens e lança-os ao Tártaro (vocábulo romano que designa para onde se destinam os pecadores), São Cirilo de Alexandria determina: “Conforme a promessa do Senhor, a Igreja apostólica de Pedro permanece imaculada de toda sedução”.

4. São João Paulo II, citando Ambrósio, Doutor da Igreja, queria mostrar uma simples conclusão a respeito deste assunto: “Se estiveres dentro da Igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra ti”. Neste ponto, torna-se evidente o que é entendido perante a comunhão dos santos por “portas do inferno”.
5. Tantos santos! Estão ou não com razão? Papa Bento XVI, notável por sua teologia, expressa em homilia dizendo o seguinte: “[...] ’as portas do inferno’, isto é, as forças do mal [...]”. Daqui em diante, diferenciadas interpretações são compreendidas por decorrências particularizadas que não comungam em plena visão com a Tradição e Magistério da Santa Igreja.
6. As portas da Santa Igreja jamais serão postas à baixo pelas do inferno, como assim disse noutros termos Orígenes: “O Senhor não explica se prevalecerá a pedra, sobre a qual está edificada a Igreja, ou se a Igreja, edificada sobre a pedra. Contudo, não há dúvida de que nem contra a pedra, nem contra a Igreja prevalecerão as portas do inferno”.
E o ataque é satânico; nunca divino.
Um “deus” de terror só se vê no inferno.
7. Mas Sua Igreja está sob sítio (cerco)! “Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo. Ele não pode nada contra Mim, mas é preciso que o mundo conheça que amo o Pai e que faço como Ele Me ordenou.” (Jo 14, 30s). Acaso Nosso Senhor errou? Blasfêmia! E o ataque é satânico; nunca divino. Um “deus” de terror só se vê no inferno.

8. E a respeito do “príncipe deste mundo”, para que fique claro, conforme Santo Agostinho no quarto volume do Catena Áurea, “Quem mais senão o Diabo? Mas ele não é o príncipe das criaturas, e sim dos pecadores”, dentre os quais se encontram aqueles que pensam no ataque como melhor defesa. Agora, apela-se para a razão de Deus:
O Sermão da Montanha
Beatudes (Mt 5, 3-12)

Bem-aventurados os que pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os que choram,
porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos,
porque herdarão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem,
e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim.

Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos Céus,
pois também assim perseguirem os profetas que vieram antes de vós.
9. Ai de quem disser – e pior a quem fizer: “vá lá derrubar as portas do inferno, pois elas não vão prevalecer”. Ressalta-se: célula alguma resiste longe do corpo, muito menos este sem sua cabeça. Os filhos de Deus promovem a paz; não a beligerância. Esteja em Nosso Senhor e Sua Igreja para que não prevaleçam contra ti as portas do inferno, que são as forças do mal.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. As Portas do Inferno. Enquirídio. Maceió, 08 dez. 2023. Disponível em https://www.enquiridio.org/2023/12/as-portas-do-inferno.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo