19.8.22

Nicarágua e o Foro de São Paulo

As informações constantes neste podcast são básicas e servem apenas para situar nossa gente sobre desdobramentos que são parte de um projeto em execução, cujos resultados – alguns, pelo menos – estão acontecendo agora, conforme esperado, sobretudo para entender a situação da Igreja Católica na Nicarágua.
Ricardo I em Marcha para Jerusalém
Nicolas Poussin. Massacre dos Inocentes.
1. Recentemente na Nicarágua, fiéis estão sendo impedidos de celebrar a Santa Missa. Padres estão sendo perseguidos. Mesmo um bispo foi sequestrado. Tudo isso em nome da supremacia ideológica por domínio estatal do guerrilheiro treinado pelo regime castrista cubano, Daniel Ortega.
2. Embora o podcast evidencie a década de 90 como marco da relação formal entre Foro de São Paulo e o partido ao qual pertence Daniel Ortega, sabe-se de longe que tal relação foi construída muito antes e advém de conexões ideologicamente mais antigas do que um recente conchave político sul-americano.

3. Assim é que a Nicarágua, apoiada umbilicalmente pelo Foro de São Paulo e todos que por ele possuem filiação tratam a Igreja Católica: colocando-se como polo ativo na perseguição contra os cristãos. Como dito, trata-se de um podcast muito superficial, que tão somente busca reportar um grave problema que pode ser desconhecido por muitos de nossa gente.
    Para referenciar esta postagem:
ROCHA, Pedro. Nicarágua e o Foro de São Paulo. Enquirídio. Maceió, 18 ago. 2022. Disponível em https://www.enquiridio.org/2022/08/nicaragua-e-o-foro-de-sao-paulo.html.

Postar um comentário

Botão do WhatsApp compatível apenas em dispositivos móveis

Digite sua pesquisa abaixo